Histórico da Associação Unidos para o Amanhã
A Associação Unidos Para o
Amanhã foi fundada em Assembleia realizada em 16 de maio de dois mil e sete, a
partir da união de diversas famílias de crianças e adolescentes com Síndrome de
Down objetivando, em conjunto, discutir e trabalhar o futuro das crianças e
jovens assistidos da entidade ao ensina-los a andarem sozinhos e conquistarem
sua independência, buscando, sempre, lutar por mais justiça e igualdade.
Os programas de autogestão, autodefesa e inclusão, vem despertando aspirações nos sujeitos com síndrome de Down, sejam nos aspectos políticos ou aspectos legislativos, ou seja, naquilo que já se conquistou legalmente, ou no que não foi cumprido.
Segundo a Constituição Federal de 1988, em seu art. 203, para a pessoa em situação de deficiência será prestado Assistência Social a quem necessitar, independente da contribuição à seguridade social e tem por objetivos: a habilitação e reabilitação desse indivíduo em situação de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
No art. 227 do mesmo documento, é ressaltado que o Estado promoverá programas de assistência integral à saúde do indivíduo em situação de deficiência, admitindo sua participação em atividades não governamentais. Por outro lado, a lei 7853/89 no art. 2º inciso II afirma que a responsabilidade do Estado está na criação de uma rede de serviços especializados em habilitação e reabilitação, como também na garantia do acesso do indivíduo em situação de deficiência nos estabelecimentos de saúde pública e privada e do seu adequado tratamento.
Tomando por base os direitos que a legislação oficial garante, poderíamos supor que essas necessidades dos indivíduos que estão em situação de deficiência estariam bem assistidas. Entretanto, não é o que vem acontecendo, seja pela omissão da própria sociedade ou poderes constituintes diante desses sujeitos.
Por esse motivo as Associações voltadas para o atendimento de pessoas com síndrome de Down tomaram a iniciativa de suprir tais necessidades nos aspectos de saúde, educação, assistência social, defesa de direitos.
Nesse aspecto, a Associação Unidos Para o Amanhã oferece para seus assistidos e suas famílias, através de suas ações, desenvolvidas em grande parte pela equipe do CRAS, diversas oficinas que possuem o objetivo de desenvolver habilidades, técnicas diversificadas e a criatividade, como, também, oferecer uma base na formação para a capacitação para o trabalho.
- Culinária;
- Corte e Costura;
- Artesanatos com materiais recicláveis;
- Artesanatos em geral;
- Orientações Psicossociais;
- Dinâmicas em grupo;
- Dinâmicas com outros grupos;
- Pedagógicas;
- Fisioterápicas.
Além disso, importantíssimo registrar o vasto e relevante histórico de atuação da Associação Unidos Para o Amanhã, presente em diversos acontecimentos importantíssimos do município, tal qual como a criação do Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência em 2009, onde, desde então, mantém participação efetiva nas deliberações promovidas pelo CMDPcD na construção das Políticas Públicas voltadas à Pessoa com Deficiência em São Luiz Gonzaga/RS.
“O primeiro vídeo mostrou a conquista dos portadores da Síndrome de Down na inserção com os estudantes da escola regular. Brincando juntos em um parquinho, a menina Bruna Carvalho foi a protagonista da história e revelou sua capacidade na brincadeira do telefone sem fio. Logo após, os São-luisenzes conheceram a ONG “Unidos para o Amanhã”, com um vídeo com depoimentos comoventes dos pais, professores e apoiadores da ONG. Num relato fiel, eles lembraram desde o momento que receberam a notícia que seu filho era portador da Síndrome de Down até o período em que saíram à luta, dispostos a conquistar oportunidades e quebrar preconceitos. O último vídeo exibido foi o ‘Hora da Estrela’, contando a vida de Adriele Pelentir Lopes. Sonhos, projetos para o futuro, casamento, família e lições foram destacados pela jovem, que em 2009 estará prestando vestibular para informática” (MORAES, Pâmela. Emoção e aplausos na exibição dos vídeos da ONG Down "Unidos para o Amanhã". A Notícia. São Luiz Gonzaga. dez. 2008).
As três produções documentárias promovidas pelo então acadêmico do curso de Publicidade e Propagando da UNIJUI, Alex Garcia, levaram
o título de “Eu Sou Capaz”, “Unidos para o Amanhã” e “A Hora é da Estrela”
tiveram a participação de pais, alunos, professores e integrantes da Associação
Unidos Para o Amanhã, de modo que as histórias por ele produzidas fogem do
contexto atual e revelam, de forma surpreendente, a capacidade das crianças, o
incentivo dos pais e o ensino dos professores.
Tais acontecimentos, demonstram, de forma inegável e indiscutível, a prestigiosa atuação da Associação Unidos Para o Amanhã na defesa e luta pelos direitos daqueles que possuem Síndrome de Down.

Registra-se, por fim, que a Associação acredita que o maior legado que a sociedade pode oferecer aos seus entes queridos é amar intensamente a vida, acreditando que a cada passo e a cada nova oportunidade, são construídos novos laços, recheados de desafios, de modo que os estigmas acerca da Síndrome de Down devem serem debatidos, quebrados e modificados para que seja possível a construção de uma história diferente, marcada por novas oportunidades, igualdade e inclusão.
Nesse sentido, observando sua área de jurisdição, são os seguintes os fins estatutários da Associação Unidos Para o Amanhã:
a) promover a defesa de bens, direitos sociais e práticas esportivas de Síndrome de Down.b) reconhecer e valorizar os indivíduos Síndrome de Down como sujeitos participativos, capazes de aprender e ensinar de acordo com suas singularidades visando à inclusão social, escolar e afirmação profissional.c) assegurar oportunidades educacionais e profissionais, respeitando e afirmando as diferenças de tal forma que cidadãos Síndrome de Down sejam assistidos em qualquer idade.d) apoiar e fornecer informações aos pais de recém-nascidos.e) orientar e atender as famílias com Síndrome de Down nos aspectos relacionados à saúde, educação e qualificação para o trabalho.f) Possibilitar através da Associação Unidos para o Amanhã atendimento multidisciplinar, oportunizando parceria com entidades e/ou instituições a fim de valorizar a vida Plena para Síndrome de Down.g) criar um mapeamento, com nomes e endereços de todos os Síndromes de Down existentes no município a fim de valorizar e incluir na caminhada.
Assim, a missão da Entidade é promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção,
orientações, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da
pessoa com Síndrome de Down e à construção de uma sociedade justa e solidária.
Nenhum comentário: