Histórico da Associação Unidos para o Amanhã


A Associação Unidos Para o Amanhã foi fundada em Assembleia realizada em 16 de maio de dois mil e sete, a partir da união de diversas famílias de crianças e adolescentes com Síndrome de Down objetivando, em conjunto, discutir e trabalhar o futuro das crianças e jovens assistidos da entidade ao ensina-los a andarem sozinhos e conquistarem sua independência, buscando, sempre, lutar por mais justiça e igualdade.



“O primeiro vídeo mostrou a conquista dos portadores da Síndrome de Down na inserção com os estudantes da escola regular. Brincando juntos em um parquinho, a menina Bruna Carvalho foi a protagonista da história e revelou sua capacidade na brincadeira do telefone sem fio. Logo após, os São-luisenzes conheceram a ONG “Unidos para o Amanhã”, com um vídeo com depoimentos comoventes dos pais, professores e apoiadores da ONG. Num relato fiel, eles lembraram desde o momento que receberam a notícia que seu filho era portador da Síndrome de Down até o período em que saíram à luta, dispostos a conquistar oportunidades e quebrar preconceitos. O último vídeo exibido foi o ‘Hora da Estrela’, contando a vida de Adriele Pelentir Lopes. Sonhos, projetos para o futuro, casamento, família e lições foram destacados pela jovem, que em 2009 estará prestando vestibular para informática” (MORAES, Pâmela. Emoção e aplausos na exibição dos vídeos da ONG Down "Unidos para o Amanhã". A Notícia. São Luiz Gonzaga. dez. 2008).



Nesse sentido, observando sua área de jurisdição, são os seguintes os fins estatutários da Associação Unidos Para o Amanhã:

a) promover a defesa de bens, direitos sociais e práticas esportivas de Síndrome de Down.
b) reconhecer e valorizar os indivíduos Síndrome de Down como sujeitos participativos, capazes de aprender e ensinar de acordo com suas singularidades visando à inclusão social, escolar e afirmação profissional.
c) assegurar oportunidades educacionais e profissionais, respeitando e afirmando as diferenças de tal forma que cidadãos Síndrome de Down sejam assistidos em qualquer idade.
d) apoiar e fornecer informações aos pais de recém-nascidos.
e) orientar e atender as famílias com Síndrome de Down nos aspectos relacionados à saúde, educação e qualificação para o trabalho.
f) Possibilitar através da Associação Unidos para o Amanhã atendimento multidisciplinar, oportunizando parceria com entidades e/ou instituições a fim de valorizar a vida Plena para Síndrome de Down.
g) criar um mapeamento, com nomes e endereços de todos os Síndromes de Down existentes no município a fim de valorizar e incluir na caminhada.

Assim, a missão da Entidade é promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com Síndrome de Down e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.